Sublimação com OBM: Aplicação em Camiseta Preta 100% Algodão em 4 passos

Mais um tutorial da Ponto da Sublimação no qual você vai aprender utilizar a técnica de Sublimação com OBM, Camiseta Preta 100% Algodão, dicas de sublimação com Neilson Mello ensinando o passo a passo de como estampar uma camiseta utilizando o OBM.

Dicas Tutorial Sublimação com OBM em Camiseta Preta de Algodão

1° Passo:

Será necessário escolher a folha de OBM adequada para o tipo de serviço que você irá fazer. Aqui na Ponto trabalhamos com vários modelos de OBM, mas os mais conhecidos são: OBM Acetinado, OBM Fosco e OBM Prata.

Nesse tutorial iremos usar uma folha acetinada, um meio termo entre a prata e a fosca, possui um brilho semelhante ao TECIDO CETIM.

Você vai precisar de uma arte impressa em folha sublimática. Dica da Ponto: faça uma borda preta na imagem para que ela fique mais similar com o tecido e com melhor acabamento sobre o tecido preto. Caso você queira aplicar numa camiseta de tecido escuro de outra cor, considere fazer o contorno numa cor aproximada.

2° Passo:

Como o OBM não é um papel de impressão direta, precisamos primeiro “intermediar” o processo. Deve-se aplicar a arte impressa em papel sublimático direto no OBM utilizando a prensa térmica plana e, depois, passar o OBM já estampado para o tecido. Para isso, iremos programar a prensa com 200° graus célsius e 20 segundos.

Aplique a arte no OBM utilizando pressão media/fraca. Recomendamos o uso de teflon para que não haja imperfeições em seu trabalho. O Teflon evita que resíduos de tinta indesejáveis fiquem estampados na camiseta ou no OBM. Faça um “sanduiche” na seguinte ordem: Coloque o papel OMB sobre a prensa com a parte brilhosa para cima > Sobre o OBM coloque o papel sublimático com a arte em contato com a parte brilhante do OBM > Para finalizar, coloque sobre o papel sublimático o Teflon.

3° Passo:

Iremos esperar o tempo pré-programado na máquina de estampar 38x38cm (prensa térmica que usamos nesse tutorial) e após o “bip”, abra a prensa, retire o teflon e a folha sublimática de cima do OBM e pronto.

Agora é só recortar o excesso de fundo branco do papel OBM para que ele não fique sobre o tecido escuro. Caso seja uma impressão “chapada” (retangular ou quadrada) não há necessidade de realizar o corte do contorno da arte.

Depois do recorte iremos, retire o liner (película que protege a cola do OBM) que vem no verso do papel OBM utilizado neste tutorial.

Vamos ajustar a prensa novamente para aplicar o OBM já sublimado sobre o tecido. Utilize 200 graus Celsius e 30 segundos.

4° Passo:

Posicione o tecido 100% algodão na prensa plana, deixando-o bem esticado para que não ocorra na fixação (Dica: Você pode dar uma pré-prensagem no tecido para deixar ele bem esticado – passado). Lembre-se de colocar a sua estampa cerca de 4 dedos abaixo da gola e utilizar o teflon para evitar que resíduos de tinta que ficam eventualmente presos na prancha térmica, fixem no OBM, comprometendo a qualidade da aplicação final.

Agora é só prensa novamente e aguardar o tempo pré-programado indicado nas etapas acima.

PRONTO!!!

Agora é só lucrar muito com a vendas de Camisetas 100% algodão estampada com a qualidade Ponto da Sublimação.

Deixe uma resposta