Como trabalhar com Sublimação?

Todos os dias, centenas (ou até milhares) de pessoas pesquisam por técnicas, cursos e dicas de como trabalhar com sublimação, afinal, é uma atividadeque cresce constantemente e pode vir a proporcionar ótimos lucros.

Caso você tenha dúvidas em relação ao que seja sublimação, você pode conferir nossa matéria e entender melhor sobre o processo: O que é Sublimação?.

Tendo em mente que, ainda que seja uma atividade muito desejada,  dada a facilidade de trabalho e os materiais serem relativamente acessíveis, a sublimação permanece sendo desconhecida por muitos, principalmente quando falamos sobre métodos e técnicas de trabalho, deste modo, resolvemos prepara este post especialmente para você, que tem interesse em lucrar ao trabalhar com sublimação!

 

Impressora sublimática

Provavelmente, o item de maior importância para quem deseja trabalhar com sublimação é sem dúvida a impressora sublimática. Dentre os diversos modelos de impressoras encontradas no mercado, a mais recomendável é a Impressora Epson, você sabe o por quê?

A grande maioria das empresas precisam ser adaptadas para sublimação.  É possível contratar serviços técnicos para instalar o “Bulk Ink” (equipamento para utilizar tinta sem a necessidade de ficar trocando cartuchos, apenas despejando-as no compartimento certo por meio do frasco original), tornando assim essas impressoras comuns em impressoras adaptadas para sublimação, porém, as impressoras Epson já possuem o Bulk Ink de fábrica (também chamados de Ecotank), ou seja, é a impressora ideal para se trabalhar com sublimação.

Tinta Sublimática

Sem tinta, sem impressão! Assim como é essencial ter uma impressora sublimática, o mesmo acontece com a tinta que é específica para a técnica de sublimação.

Diferente das tintas corante comuns, a tinta sublimática é um corante especial que, depois de secar (tornando-se sólida) quando aquecida e sob pressão, muda do estado sólido para o gasoso (daí o nome #SUBLIMAÇÃO), se fixando facilmente em determinadas superfícies envoltas por resinas de poliéster ou sintéticas, como tecidos de Córdoba, Cetim, Poliéster, entre outros. Em outras palavras, como o próprio nome já diz, a tinta sublimática é feita exclusivamente para a técnica de sublimação, diferente das tintas para fotos e impressões de escritório, como a da imagem abaixo.

Papel Sublimático

Conhecido como papel transfer sublimático, ou apenas papel sublimático, é possível encontrar uma grande variedade destes papéis no mercado. É nele que acontece o processo de transferência da sublimação. Incrível não?

Assim como existem diversos tipos, os resultados podem variar também, tudo depende da qualidade do papel. Para melhores resultados, nós recomendamos o Blue Paper, o Papel Globinho (ou Mundi), o Papel Sublimático de fundo Rosa da Mecolour  ou Papel Black & White, que tornam a experiência da sublimação muito melhor!

Máquina de Estampar

Basicamente, cada tipo de máquina de estampar possui uma função diferente, por exemplo, algumas são ótimas para sublimação em camisetas, aventais, toalhas etc, enquanto outras são específicas para canecas (que também podem variar em forma como as cilíndricas e as cônicas).

O mais importante a se saber quando se pretende trabalhar com sublimação é QUAL O PRODUTO QUE SE PRETENDE PERSONALIZAR e, em seguida, procurar por produtos como Prensa de Caneca Triangular, Prensa Térmica Semiautomática ou Plotter de Recorte (excelente equipamento para expandir as possibilidades de personalização).

Produtos para sublimação

Para quem quer trabalhar com sublimação, saiba que existe uma enorme variedade de produtos, o que inclui capas de celular, vestuário, brindes, canecas e muito mais! O mais importante é entender que estes produtos necessitam de poliéster em sua composição, caso contrário, as cores podem não ficar tão vivas e podem não fixar.

Apesar de alguns produtos possuírem resinas a base de poliéster, opte por aqueles feitos especialmente para sublimação. Se quiser conhecer melhor a variedade de produtos personalizáveis por sublimação, visite nosso site, somos a loja virtual com maior variedade de produtos para sublimação do mercado nacional!

Por que trabalhar com sublimação?

Se você chegou até aqui e conseguiu compreender que trabalhar com produtos personalizados pode ser super lucrativo, pois existe uma gama de produtos profissionais que facilitam o serviço, mas ainda tem dúvidas sobre a viabilidade de trabalhar neste ramo, basta abrir a mente para os seguintes pontos:

  • Sublimação pode gerar lucros absurdos, compensando muito o investimento, os insumos e equipamentos são acessíveis e o investimento é relativamente baixo;
  • É possível escolher um nicho de mercado (trabalhar com produtos específicos para um público alvo), por exemplo, optar por personalizar apenas canecas, artigos de vestuário, chaveiros, ou abrir o leque e trabalhar com todos os segmentos;
  • Com a crise que assola o país, atividades lucrativas como a personalização de brindes e acessórios por sublimação tornam-se ainda mais fortes;
  • A cada dia, mais pessoas procuram comprar produtos e serviços de personalizados. Vender canecas, camisetas e brindes personalizados nunca foi tão fácil!

Agora, fica fácil entender os motivos que fazem a técnica de sublimação crescer e ser cada vez mais procurada!

Assim, esperamos que tenha entendido os pontos essenciais para se trabalhar com sublimação. O que está esperando? Nós temos o que procura para sublimação, kits de Máquinas de Estampar Camisetas, Chinelos, Canecas e afins com descontos e preços imperdíveis, confere lá!

Deixe uma resposta