O que é Sublimação?

Talvez você tenha chego até aqui porque está pensando em investir num novo negócio, certo? OK! Talvez seja porque se identifica com a área de brindes ou é apenas uma pessoa curiosa que busca aprender sempre mais. Seja qual for sua motivação, você veio ao lugar certo.

Neste post, explicaremos para você o que é sublimação e como este fenômeno funciona no processo de confecção de brindes, camisetas, entre outros.

Nada mais adequado do que buscar conhecimento complementar, afinal, conhecimento é fundamental para a entrega de serviços de qualidade, principalmente para aqueles que desejam iniciar um empreendimento.

O que é Sublimação: é o processo físico pelo qual as partículas de uma substância sofrem mudanças, alterando seu estado sólido para o gasoso. Sublimação é, também, o nome dado ao processo inverso, em que partículas gasosas tornam-se sólidas.

O que isso tem a ver com estampar camisetas e brindes? Tudo!

Para que você entenda melhor o que é sublimação, vamos a um exemplo. Você sabe o que é Naftalina? Gelo seco? Estas duas substâncias sólidas são bons exemplos para que se possa compreender o que é sublimação.

O gelo seco (dióxido de carbono) torna-se gás por meio do simples contato com a temperatura ambiente. Este é um processo que ocorre mais rápido do que com a naftalina que leva mais tempo para sublimar.

Para compreender a técnica de sublimação destinada à personalização de camiseta, caneca branca resinada, dentre outros materiais sintéticos, basta compreender o que ocorre na evaporação das partículas do gelo seco e da naftalina. Justamente por causa deste processo é que o nome foi atribuído à técnica.

Mas é necessário adquirir alguns equipamentos para que se possa testar, com qualidade e resultado satisfatório, a técnica de sublimação.

Para realizar testes, você precisará de uma Prensa Térmica Plana ou Prensa Térmica Cilíndrica, uma Impressora com Bulk Ink (a qual deverá conter tinta sublimática), como a Epson L365 ou a Impressora Sublimática L120, papel para sublimação (Blue Paper ou White Paper) e Tinta Sublimática.

Tinta Sublimática Ponto da Sublimação 100ml CMYK Tinta Sublimática Gênesis 100ml CMYK

 

 

 

 

 

“TINTA? MAS A TINTA É LÍQUIDA, E TRABALHAR COM O PROCESSO DE SUBLIMAÇÃO O MATERIAL DEVE SER SÓLIDO E TORNAR-SE GASOSO E VICE-VERSA, CERTO?”

Calma, não se desespere! A tinta é líquida sim, mas ao entrar em contato com o papel ela se torna sólida após secar por alguns minutos, o que a torna adequada para a técnica de sublimação, no entanto, diferente do gelo seco, a tinta sublimática precisa de mais calor para sublimar.

 

“Agora sim vem a explicação mais aguardada”!!!

A Tinta Sublimática, como já compreendemos, evapora, e seus gazes coloridos fixam-se aos materiais sintéticos tal como a resina e o poliéster.

Esse processo se dá com uma foto ou desenho impresso com Tinta Sublimática no Papel para Sublimação, os quais são levados à Prensa Térmica, com temperatura que pode variar, dependendo do material a ser sublimado, da marca e do tipo de prensa, da temperatura do ambiente de trabalho, dentre outros.

Na sublimação como técnica de estampar e personalizar objetos planos como camiseta de poliéster, azulejo resinado, placa de vidro resinado, quebra-cabeça resinado, ou materiais cilíndricos como copo de vidro e de plástico, caneca resinada, squeeze resinado, caneca de alumínio, entre outros, as possibilidades são infindáveis. Nem mesmo a criatividade é o limite.

Agora que você já sabe o que é sublimação, que tal conhecer um pouco mais sobre Papel Transfer para Tinta Corante e Papel Transfer Laser? Basta clicar no nome dos posts para acessá-los.

 

Gostou deste post? Comente e compartilhe. Envie-nos sugestões de temáticas para que possamos entregar a você dicas e técnicas que você sempre quis aprender.

Deixe uma resposta