Aprenda a calibrar a cor de impressoras EPSON e diminuir anomalias cromáticas

Já teve problemas com a cor que você vê no monitor e a cor que você imprime serem MUITO diferentes? Sei bem como isso é complicado e comprometea qualidade do trabalho.

As tintas de cada fabricantepodem variar em intensidade de cor, o que, consequentemente, pode causar anomalias de cor.

Outro fator agravante é a configuração do monitor em relação à impressora. Talvez você não saiba, mas existe uma configuração que “TENTA” igualar a cor vista no monitor à cor impressa. Existe, também, um aparelho que realiza esta configuração, mas o valor de investimento é consideravelmente elevado, principalmente para quem está iniciando no ramo da Sublimação.

Outro fator a se levar em consideração é que, muitas pessoas que iniciam na área de sublimação recebem falsas orientações sobe PERFIL DE CORES. O perfil de cor é um excelente recurso para evitar desencontros de cor, mas o que pouca gente sabe é que o perfil de cores nem sempre é dado gratuitamente, nem todas as fabricantes de tinta oferecem de graça e nem todo perfil de cor é adequado para todos os equipamentos, como se fosse uma solução universal.

Deste modo, para tentar ajudar a atenuar o problema com as cores, fizemos este tutorial simples que, talvez, possa ajudar você a conseguir melhores resultados em suas impressões.

Leve em consideração que, ao realizar este procedimento, você terá de realizar testes de impressão, logo, para economizar papel e tinta, utilize papel sulfite e o utilize mais de uma vez.

Se estiver utilizando o Corel Draw, por exemplo, posicione 1/4 do tamanho total da folha com um desenho de sua preferência no canto superior esquerdo, coloque novamente a folha na impressora e posicione a arte no canto superior direito, repita este procedimento nos quatro cantos do papel, desta forma, utilizará uma folha de sulfite para realizar 4 testes de impressão.

Agora, vamos ao que nos interessa:

1 – Considerando que seu sistema operacional seja o Windows (do 7 ao 10), acesse o PAINEL DE CONTROLE e vá em DISPOSITIVOS E IMPRESSORAS. Se tiver dificuldades em encontrar o caminho, basta clicar no MENU INICIAR e digitar DISPOSITIVOS E IMPRESSORAS que o sistema procura para você.

Impressora Epson - Configuração Windows 10

 

2 – Clique com o botão direito do mouse sobre sua IMPRESSORA PADRÃO e escolha a opção PREFERÊNCIAS DE IMPRESSÃO.

Como calibrar as cores da impressora | Ponto da Sublimação

Observação: As opções descritas neste tutorial foram testadas nas impressoras EPSON L210, EPSON L220, EPSON L365, EPSON L375, EPSON L1300. Na impressora EPSON XP 211 214 216, acesse o menu OPÇÕES AVANÇADAS e clique em DEFINIÇÕES e acompanhe o tutorial a partir do passo número 4.

Depois de clicar em PREFERÊNCIAS DE IMPRESSÃO, abrirá esta janela:

 

3 – Clique na aba MAIS OPÇÕES.

Na janela que se abre, selecione a opção PERSONALIZADO e clique em AVANÇADO.

 

4 – Na janela CORREÇÃO DE CORES, vá em MÉTODO DE AJUSTE DE COR e ative a opção BARRA PERSONALIZADA. Pode ser que ela já esteja ativada, mas por padrão, a opção que está ativa é a CÍRCULO DE CORES.

5 – No canto direito da tela CORREÇÃO DE CORES, mova os “sliders” para a esquerda (reduzindo a porcentagem da cor de sua escolha) ou para a direita (aumentando a porcentagem de cor de sua escolha).

A partir do 5 passo é necessário realizar testes de impressão para analisar o resultado que melhor suprirá sua necessidade.

Anote todas as configurações que utilizar, isso facilita na decisão de qual o resultado que mais lhe agrada.

Leve em consideração que este é apenas um dos aspectos e possibilidades de calibrar a cor da impressão. Outros aspectos, como já mencionado no início deste tutorial, é a calibração de cores do monitor, perfil de cores incorporado do arquivo ou do programa, dentre outros, o que já é um assunto para outro tutorial.

Caso você identifique que faltou algo neste tutorial, fique à vontade para sugerir alterações e colaborar com este espaço de compartilhamento de informações.

Grande abraço e muito sucesso em seu empreendimento.

Thiago Carvalho – Analista de Marketing Digital

21 thoughts on “Aprenda a calibrar a cor de impressoras EPSON e diminuir anomalias cromáticas

    • thiago says:

      Bárbara, boa tarde! Neste caso, pode ser que o duto da tinta preta esteja entupido, leve sua impressora à um técnico, caso tenha sido comprada conosco, consulte custo de limpeza, se houve necessidade de mão de obra, caso tenha sido comprada conosco, será cobrado somente o valor da peça de reparo.

    • thiago says:

      Tânia, agradecemos pelo contato. Este problema pode ocorrer por diversos motivos, pode ser pela falta do perfil de cores, caso tenha adquirido as tintas conosco, fornecemos perfil de cores. Atualmente estamos trabalhando com tintas Gênesis. Caso tenha comprado de outro fornecedor, solicite a este o perfil de cores. Mas, tal como o blog aponta, podem ser várias as causas e calibrar é tão somente uma das soluções. Pode ser a configuração da sua arte (atente-se se o arquivo está em RGB e você está imprimindo em CMYK). Se precisar de orientação profissional, indicamos o Neilsom Mello 11 98230-6461.

  1. estevam says:

    Olá boa noite . Eu adquiri uma Epson l395 e ela nao está imprimindo cores vivas . A impressão e boa porém as cores estão s vida não estão fortes e bonitas . Esse procedimento acima me ajudará?

  2. Bianca says:

    Boa noite, minha impressora é epson l805, onde é vermelho está saindo rosa/roxo e o amarelo não está saindo. Já realizei a troca das tintas nos tanques e nada adiantou. A calibragem também não deu certo. Podem me auxiliar com o que poderia ser?

  3. Sueli Lenz Batista says:

    Boa tarde,

    Estou encontrando problema em relação a impressão, as pessoas saem na impressão num tom amarelado;..O que eu preciso fazer? Já calibrei a impressora com -22 de amarelo.

  4. Carolina says:

    Boa tarde.
    Eu não consigo configurar a cor pois quando coloco em Preferências de Impressão abre uma tela onde só tem duas abas: 1. Layout (onde só tem Orientação e Imprimir dos dois lados) e 2. Papel/Qualidade (onde só tem Seleção de Bandejas).

  5. Adriane Lima says:

    Boa tarde.

    Minha impressora está apresentando falhas (riscos) no arquivo impresso. Já fiz alguns testes salvado a ilustração em CMYK e RGB, porém, o problema persiste.

    O que pode estar acontecendo?

    Obrigada,

  6. Margareth says:

    Parabéns pelas dicas adorei seu blog, esta de parabéns. Poderia me ajudar numa questão?
    adaptei o bulk na impressora epson xp231 e com isso ela virou xp 235, mas onde eu localizo essa configuração da magenta? obrigada

  7. Alyson says:

    Boa noite, já fiz alterações em configurações avançadas, porém ainda n obtive 100% algumas impressões saem perfeitas e outras não, principalmente a cor preta, ela saí preto com cinza chuviscado e as vezes até mesmo as outras cores saem assim, estou utilizando o CorelDraw com perfil RGB monitor e na configuração da impressora ADOBE RGB 1988 com Gama 1,8 mas ainda sim não consigo ai imagem como a do monitor é a impressora é nova não tem uma semana de uso ainda, fico grato se poder me ajudar.

  8. ROSEANE says:

    bom dia, minha impressora é epson l220, estava imprimindo tudo normal, quando derrepente começou a imprimir a imagem(foto) com um tom mais vermelhado. exemplo uma foto com tom de pele claro ela automaticamente alterou para uma cor vermelha. ja fiz vários procedimentos de limpeza e alinhamento, e nada resolveu, porém as cores de tom escuro está normal.

  9. Thiago says:

    Bom dia, estou com a impressora Epson L1300 e quando chega na imagem de visualizar pré impressão a imagem fica todo meio azulada, o que poderia ser? Obs. Estou utilizando o perfil de cor e quando utilizo o perfil próprio da Epson a pré-visualização fica normal mas o preto sai com tom marrom, obrigado….

Deixe uma resposta