Papel Transfer Laser

Zoom teste papel transfer laser

Papel Transfer Laser

Se você já leu nosso post sobre PAPEL TRANSFER PARA TINTA CORANTE não terá dificuldade em entender o que é e para que serve o PAPEL TRANSFER LASER, mas se ainda não o leu e não conhece o material, vale a pena conferir o post antes de prosseguir.

Antes de pensar em utilizar esta técnica é necessário levar em consideração que tipo de trabalho você deseja realizar, com quais materiais gostaria de trabalhar e considerar, também, a durabilidade. Voltaremos a essa questão mais adiante.

O Papel Transfer Laser é indicado para aplicações em Algodão, Plástico e Acrílico, o que permite trabalhos com uma variedade considerável de produtos, tais como Canecas de Plástico, Copos de Plástico, Camisetas de Algodão, Bonés de Algodão, Meias de Algodão, Canecas e Copos de Acrílico, dentre outros.

No processo de termotransferência com Papel Transfer Laser você precisará de quase todos os equipamentos utilizados para se trabalhar com Papel Transfer para Tinta Corante: Prensa Térmica Plana e Impressora, mas, neste caso, uma impressora à laser.

Encontrar esta modalidade de impressora é relativamente fácil e o custo dela caiu consideravelmente nos últimos anos, embora, quando comparada com impressoras a jato de tinta, seu custo é superior, dado que impressoras a laser garantem volumes maiores de impressões e não tem problemas com entupimento da cabeça de impressão, já que seu sistema de impressão difere das impressoras a jato de tinta.

Impressora HP Color LaserJet Pro M252dw
Impressora Xpress C1810W – Impressora a Laser Colorida

É possível encontrar estas impressoras a venda em Hipermercados, Papelarias de grande porte e diversos distribuidores com lojas virtuais e Shoppings Online como o Mercado Livre.

Toner Impressora a Laser 4 Cores CMYK

Impressoras a Laser não utilizam Tinta à Base D’água tal qual a Impressora Epson L120. Impressoras a laser utilizam Toner que contem tinta em pó, a qual se fixa ao papel por meio de fusão de calor, o que torna a tinta, após impressa em papel sulfite (por exemplo) resistente a água, evitando borrões.

Embora as impressoras a laser se destaquem em quantidade de aplicações com a técnica de termotransferência, na pratica, a durabilidade em algodão e em outros materiais não é tão extensa assim e, a longo prazo, seu aspecto equipara-se ao da imagem abaixo.

Teste estampa com papel laser
Zoom teste papel transfer laser

O transfer laser, assim como tinta corante, não é indicado para a área da moda, mas para brindes e camisetas comemorativas, promocionais e de curta temporada, dada sua baixa durabilidade.

Pense no Papel Transfer Laser como uma película adesiva que receberá a arte impressa. Esta película será “termotransferida” para o material de sua preferência e, após algumas lavagens, ela pode desbotar, trincar e aos poucos ir descolando-se.

Entenda que esta não é uma técnica ruim, mas sim uma alternativa para uma área de atuação.

Se você quer estampar materiais que possuam longa duração, algumas opções seriam a Serigrafia e a Sublimação, cada qual com suas particularidades, mas este é um assunto para uma outra postagem.

Esperamos que tenham gostado do post e que colaborem conosco para melhorá-lo. Deixe logo abaixo seu comentário que, em breve, daremos um retorno.

2 thoughts on “Papel Transfer Laser

  1. Matheus Salles Haddad says:

    Parabéns pelo seu trabalho, muito bacana compartilhar conhecimentos, que muitas pessoas tem dúvidas. O blog está SHOW com todos estes conteúdos! Parabéns pelo trabalho e que continue assim, pois com toda certeza terá muito sucesso e reconhecimento.

    • blogpontodasublimacao says:

      Obrigado, Matheus! O reconhecimento de nosso trabalho é fundamenta para, além de nos motivar, podermos medir a qualidade de nossas entregas e poder, a cada dia mais, entregar conteúdo relevante e de qualidade a nossos amigos e clientes.

Deixe uma resposta