Papel Transfer para Tinta Corante

Papel Transfer para Tinta Corante

Você tem na sua casa aquela impressora convencional, com dois cartuchos, um com a cor preta e outro com três cores (ciano, magenta e amarelo),ou uma impressora com quatro e, as vezes, cinco cartuchos, cada qual para uma cor, todos a base D’água, você tem uma impressora a Jato de Tinta Corante, que é a tinta mais comum encontrada em impressoras básicas para escritório e residências.

impressora_epson_l396_wifi_sublimatica_multifuncional-3
compartimento-cartuchos-impressora-hp

Mas eu posso fazer trabalhos de transfer com impressora a Jato de Tinta e tinta corante? Sim, você pode.

O processo é bem parecido com o Transfer para Sublimação (ou transfer sublimático) e com o transfer laser, todos utilizam prensa térmica para realizar a termotransferência (transferência de imagem por meio de calor).

Com o papel transfer para tinta corante, é possível realizar pequenos trabalhos utilizando até mesmo um ferro de passar roupas, mas, o ideal (e mais profissional) é utilizar a prensa térmica plana, e o melhor é que você não precisa comprar nenhuma tinta especial, pode utilizar a tinta que já em sua impressora a jato de tinta.

No entanto, é necessário estar atento ao material que você deseja aplicar a estampa.

O papel Transfer para Tinta Corante (Papel Dark para tintas Corante e Pigmentada) é adequado apenas para Algodão (camisetas, bonés, meias, toalhas…).

Essas tintas não possuem proteção contra água, não tem proteção UV (isso significa que luz solar e lâmpadas que emitem radiação estragam a tinta) e borram com extrema facilidade quando em contato com água antes de fazer a termotransferência.

Quanto ao resultado, não é dos mais satisfatórios, pois o papel utilizado para tinta corante deixa uma camada que assemelha-se a uma película plástica e, por esta razão, tem rápido desgaste e, consequentemente, desbota com facilidade.

Se o seu foco é durabilidade, esta não é a técnica adequada para você. Ela é comumente utilizada para trabalhos rápidos e de curta temporada, como campanhas políticas, eventos empresariais, promocionais, entre outros, em que não há a necessidade de se manter um produto por muitos anos.

Agora, se você procura por técnicas mais duradouras, leia nosso post que fala sobre o “O QUE É SUBLIMAÇÃO?”, mas, se quiser saber mais sobre a utilização de outros tipos de papel, você poderá ler nosso post sobre PAPEL TRANSFER LASER e PAPEL TRANSFER SUBLIMÁTICO.

Deixe uma resposta